Serra do rio do rastro: conheça a estrada mais amada pelos motociclistas

Atualizado: Mar 16


Se você está planejando fazer uma viagem de moto, com certeza é preciso avaliar as possibilidades de conhecer a Serra do Rio do Rastro. A rota fica bem ao sul de Santa Catarina e é um passeio inesquecível, além disso, perfeito para o moto turismo.

A Serra do Rio do Rastro é impressionante por conta das paisagens absurdas de tão lindas. Cachoeiras são frequentes ao longo do percurso cheio de mata nativa e que está a mais de 1.421 metros de altura.

Existe um mirante no topo que proporciona uma visão panorâmica impressionante de toda a mata existente na Serra do Rio do Rastro.

A serra fica a 490 quilômetros de Curitiba, 60 de Criciúma, 220 quilômetros de Florianópolis e 340 de Porto Alegre. A viagem de moto vai percorrer mais ou menos 35 quilômetros de serra.


Passeio na Serra do Rio do Rastro


A Serra do Rio do Rastro é um passeio altamente recomendável para os motociclistas que gostam da natureza atrelada ao moto turismo. Com muitas cachoeiras, uma floresta exuberante e uma fauna grande, a viagem de moto na Serra do Rio do Rastro também chama a atenção por causa da rota desafiadora.

Indo pela rodovia SC-390, a aventura não te deixa nem por um segundo sequer. Subidas bem íngremes, curvas fechadas no meio da Mata Atlântica.

Um encontro motociclista na Serra do Rio do Rastro provavelmente vai te proporcionar ver animais diversos como:

  • Felinos de pequeno, médio e grande porte;

  • Macacos;

  • Quatis e Pacas;

  • Tamanduás;

  • Aves como araras, tucanos, papagaios, águias e mais…

Além disso, como curiosidade: a Serra do Rio do Rastro é um importante sítio geológico do Brasil. A dica é ir parando nos mirantes ao longo da estrada, são inúmeros pontos ótimos para contemplar a vista. Um detalhe, a vista fica mais linda ainda a noite com iluminação e uma possível neve quando existe a serração. É bom lembrar que nesse caso é melhor triplicar a atenção.


A estrada


Viajar pela estrada da Serra do Rio do Rastro com certeza será o ponto alto do roteiro da sua viagem de moto! O moto turismo é muito forte na região e, por isso, a estrada é muito boa, além de ser bem desafiadora, mas no ponto certo, sem excesso.

Além das subidas íngremes e ser estreita, as curvas chamam muita atenção justamente por chegar a ter 180º e não são poucas curvas não, são mais de 280!

Pode acontecer uma confusão com relação aos nomes da estrada, afinal de contas, são vários (do passado e presente), mas resumindo, a estrada é a SC-390, que passou a englobar recentemente as rodovias estaduais: SC-461, SC-150, SC-458, SC-438, SC-440 e SC-382. Confuso né? Não se assuste, tudo isso virou a SC-390.

A Serra do Rio do Rastro é asfaltada, mas tem partes em concreto e chama a atenção por fazer uma ligação especial: litoral e a serra catarinense, portanto, ao fazer o roteiro se prepare para uma visitinha na praia e um frio severo na serra. Por sinal, a Serra do Rio do Rastro já registrou temperatura negativa em 17ºC! Mas não se assuste, a temperatura média no local fica por perto dos 12ºC

Se for a sua primeira vez fazendo uma viagem de moto pela serra, é recomendável que você faça o caminho subindo. A Serra do Rio do Rastro começa fácil, mas no decorrer fica mais difícil e sem acostamento, com um detalhe, existe certo fluxo de caminhões no local e se um caminhão aparecer na sua frente, fique sabendo que provavelmente você não vai ultrapassá-lo até o final da serra.

Por causa da grande quantidade de curvas, o seu corpo será bastante exigido. Não se preocupe, existem pontos de parada para você descansar. A dica é fazer o moto turismo subindo pois no final de tudo você encontra um mirante simplesmente sensacional e vê tudo o que você percorreu.

É recomendável evitar a Serra do Rio do Rastro em dias com serração muito intensa e possíveis nevascas, lembrando que em dias assim a estrada pode até ser fechada, mas o passeio vale muito a pena, tanto é que a revista espanhola 20 minutos considerou a Serra do Rio do Rastro como a estrada mais espetacular do mundo e o jornal britânico The Guardian colocou a estrada entre as mais bonitas do planeta.




Recomendações para viajar


Antes de fazer sua viagem para a Serra do Rio do Rastro tome algumas precauções:


  • Passe em um mecânico antes;

  • Freios e pneus serão muito exigidos - atenção redobrada neles.

  • Vá com roupa adequada para motociclistas;

  • Abasteça antes de começar;

  • Evite fazer ultrapassagens;

  • Prepare a viagem com antecedência e peça ajuda de quem já fez a trilha.

Tendo essas dicas em mente, o seu percurso de moto turismo na Serra do Rio do Rastro tem tudo para ser um encontro motociclista sem problemas e muito agradável passando por paisagens sensacionais e com uma experiência de entrosamento com a motocicleta única! Comece a fazer o roteiro da sua viagem de moto, acerte os preparativos e boa viagem!


22 visualizações

Endereço:

Loja 1: Av. Gisele Constantino, 1598 - Pq. Bela Vista - Votorantim - CEP 18110-650

Loja 2: Av. Cláudio Pinto Nascimento, 1368 - Parque Morumbi, Votorantim - CEP 18048-000

Atendimento:

E-mail: vendasweb@sapicomotos.com.br

Telefone: (15) 3243-2324

Whatsapp: (15) 99695-2324