Saiba 5 dicas para comprar uma moto

Atualizado: Fev 11

A economia do país está retomando seu crescimento, as empresas estão voltando a vender e o dinheiro voltando a circular mais tranquilamente, porém ainda é recomendado cautela na hora de investir altos valores. Apesar da emoção na hora de compra uma moto, é preciso ver se a motocicleta está em boas condições e com bom preço ou não, para não desperdiçar o escasso dinheiro.

Não se engane com o que você vê por aí de que não é hora de comprar. Justamente pela atual situação econômica é possível encontrar várias oportunidades de mercado como: motos pouco usadas e com um bom preço, mas é preciso conhecer um pouco mais do assunto, não é só chegar e colocar nota em cima de nota na mesa…





Pesquisar o preço real de moto no mercado

Comprar uma moto é o sonho de muita gente e a Fenabrave, (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), mostra que o mercado de compra de motos está crescendo muito nesse ano, que tinha uma expectativa de aumento de 7,3%, mas teve de ser ajustada para 14% de projeção de crescimento. Sim, o mercado está fervendo e muitas motos estão sendo compradas e vendidas.

Como pagar o valor justo pela moto desejada? Talvez a maior ajuda que se possa ter nesse caso é a tabela FIPE, que te permite consultar o preço estimado de veículos novos e usados de acordo com marca, modelo e ano. É um bom lugar para se ter uma ideia de preço real da moto no mercado e não ser ludibriado, vale a pena conferir o site antes de comprar, assim você pode até negociar e barganhar por um preço melhor.

Cautelar: leilão, roubo, furto, multas do antigo proprietário



Muitas vezes você pode até fazer tudo certo ao comprar uma moto: se assegura que a mecânica é boa, paga um preço justo e afins, mas ao comprar uma moto particular, você não pode esquecer de ver os “bastidores” e o que está embaixo do tapete!

Para evitar esses problemas, a Sapico Motos te ajuda a não cometer esse erro. Antes de comprar a motocicleta, visite o portal do DETRAN (é preciso ter o RENAVAM, placa do veículo e o CPF ou CNPJ do proprietário atual) fazendo isso, fica fácil de descobrir se tem multas, IPVA ou outras dívidas atreladas à moto.

Lembre-se também de solicitar uma vistoria cautelar do veículo, para encontrar possíveis vestígios de que a motocicleta foi roubada ou furtada. Além é claro, indicar se a motocicleta possuí alguma origem de leilão, ou se está sujeita a ser registrada em leilão.

Comprar uma motocicleta em um leilão é sem dúvida o modo mais arriscado de se adquirir uma moto.

Mesmo com esses pontos negativos, o preço fala alto. Sim, é bem mais barato comprar uma motocicleta particular em leilão, mas como você já sabe agora, existem pontos negativos bem relevantes, por isso, a grande dica da Sapico Motos é: não seja impulsivo, seja cauteloso e vá em mais de um leilão antes de se decidir por comprar uma moto desse jeito.


Mecânico de confiança



Na hora de visitar de visitar a loja ou o proprietário da motocicleta que pretende adquirir, vá acompanhado de um mecânico de confiança, para que você junto a ele possa avaliar o real estado de conservação da motocicleta.

Alguns pontos específicos podem ser mais bem observados e descriminados por um especialista, características como: Sons estranhos que o motor ou câmbio não deveriam produzir, fluídos vazando pela suspensão ou radiador da moto, pneus e pastilhas gastos, desalinhamentos e problemas de ciclística.

Manutenção preventiva não realizada



Na hora de comprar uma moto particular é importante você verificar o perfil do vendedor: ele é um cara desleixado? entende de motocicletas? dirige bem? (vale a pena dar uma volta na garupa para ver como ele toca) fazia manutenção com frequência ou tratava a moto “nas coxas”? São perguntas vitais na hora de comprar uma moto particular.

Essas características simplesmente podem fazer a diferença na linha tênue entre fazer um bom negócio e se dar mal…

Caso o antigo proprietário não tenha feito uma manutenção preventiva adequada, a dica é: não compre. Pode até não ter dado problema com ele, mas existe uma forte chance de você se dar mal nessa e ter que arcar com a irresponsabilidade do antigo dono.


Contratos de compra e venda


Não caia na besteira de pagar antes de ter um contrato assinado pelas duas partes, testemunha e até reconhecido no cartório. É fácil de encontrar um modelo de contrato simples na internet, que, basicamente confirma que o antigo dono abre mão da propriedade e o novo dono assume a responsabilidade de comprar a moto particular.



Exija garantia


Antes de tudo: a garantia é um direito seu garantido por lei. Não abra mão desse direito por nada, principalmente ao comprar uma moto particular, que geralmente significa um grande investimento.

Caso você tenha comprado uma motocicleta que está apresentando problemas e, está na garantia, acione a justiça imediatamente. Lembre-se quanto mais tempo você demorar pior a situação vai ficar por conta de inúmeros fatores: esquecimento, fim da garantia e afins.

0 visualização

Endereço:

Loja 1: Av. Gisele Constantino, 1598 - Pq. Bela Vista - Votorantim - CEP 18110-650

Loja 2: Av. Cláudio Pinto Nascimento, 1368 - Parque Morumbi, Votorantim - CEP 18048-000

Atendimento:

E-mail: vendasweb@sapicomotos.com.br

Telefone: (15) 3243-2324

Whatsapp: (15) 99695-2324