Quais erros podem ser encontrados em um rastreamento eletrônico

Atualizado: Fev 11

Cuidar dos seus bens é sempre necessário e, por isso, é sempre indicado você realizar uma revisão com rastreamento eletrônico na sua motocicleta, seja sua moto para passeio e diversão ou para o dia a dia.

Obviamente o serviço de rastreamento eletrônico, dependendo de qual empresa é contratada, pode dar problemas também, por isso, escolha bem! Os principais problemas são relacionados à geolocalização, ou seja, a central de monitoramento não sabe direito onde está sua motocicleta, logo, de nada adianta o serviço prestado.

Tendo isso em mente, é sempre aconselhável você fazer, além de uma cotação no mercado, buscar informações a respeito da qualidade do serviço, estabilidade, precisão e afins.


Quilometragem voltada


Em se tratando de uma moto com uma parte eletrônica avançada, fica mais difícil alterar a quilometragem rodada, já que o sistema é ligado a uma central que registra sempre o histórico de rodagem do veículo.

Ou seja, o número real de KM´s rodados pela motocicleta fica para sempre gravado na central e é possível consultar a veracidade conectando o veículo em um computador quando a moto estiver na oficina.

É sempre bom checar também ao comprar uma moto usada se essa tem o rastreamento eletrônico instalado, afinal, não é nada agradável saber que alguém está monitorando tudo o que você anda fazendo não é? Isso pode até ser um golpe, portanto, fique atento!


Erros de programação da ECU


Em primeiro lugar, é preciso explicar o que significa ECU, afinal, muita gente não sabe ou pode até ter esquecido. ECU é uma sigla para abreviar Eletronic Control Unit, ou seja, é um equipamento que se refere a qualquer parte eletrônica da moto e se responsabiliza por controlar esse sistema.

Um erro de programação da ECU pode dar muito trabalho, já que ela tem diversas funções como:

  • Diagnose;

  • Emergência;

  • Partida;

  • Controle de marcha lenta;

  • Close loop;

  • Autoadaptativo;

  • Disparo de ventoinha;

  • Conta-giros;

  • Velocidade;

  • Controle de painel.

Viu só? São muitas funções, não é mesmo? Por isso, fique sempre atento ao funcionamento da parte eletrônica da sua motocicleta e, principalmente se você pretende instalar um equipamento de rastreamento eletrônico, já que ele vai interferir e ser interferido diretamente pela ECU.

Caso a ECU esteja com problemas na programação, é melhor você correr para um mecânico especialista em sistemas eletroeletrônicos! Você já viu o quanto a ECU interfere no funcionamento da sua motocicleta, é melhor não arriscar passar por apuros…


Luzes acesas no painel


Entre os mais velhos, existia uma regra corrente informal: “acendeu a luz vermelha, para. Acendeu a amarela, prepare-se para estacionar”. De certa maneira não tem nada de errado nisso, mas o que se pode tirar de lição é justamente reparar no que o veículo tenta te falar, seja por barulhos, ou luzes no painel.

A lâmpada ALC da moto acendeu? Não tenha tanta certeza de que o problema é diretamente relacionado ao combustível, veja outros possíveis problemas que fazem com que a ALC acenda:

  • Combustível de má qualidade - pode provocar falhas no motor;

  • Motores flex - a moto pode demorar para se adaptar a troca ou a nova mistura (reset a ECU para resolver);

  • Sonda lambda suja ou com defeito - o sensor de oxigênio passa uma informação errada para a ECU, que faz com que a liberação de combustível seja incompatível com a quantidade de oxigênio disponível para a mistura;

  • Bomba de combustível suja ou com defeito - não chega a quantidade necessária de combustível no elétro-injetor;

  • Mapa da ECU corrompido - precisa trocar por um novo.

Em meio à tudo isso, a luz de injeção eletrônica também pode piscar, gerando desconforto e preocupação. Uma vez que a ECU diagnostica o problema eletrônico, ela acende a luz de injeção eletrônica para sinalizar ao motorista que é hora de ir ao mecânico descobrir qual o problema.

A aplicação de um equipamento de rastreamento eletrônico mal feito pode influenciar diretamente nessas luzes também! Fique esperto no antes e no depois da instalação.

Panes elétricas


A parte elétrica é extremamente sensível, portanto, sempre preste atenção aos detalhes quando se trata de dar manutenção à esse sistema.

Para não ter problemas, veja algumas dicas que os especialistas da Sapico separaram para você:

  • Use a bateria indicada pela montadora;

  • Preste atenção na vela de ignição, ela que alimenta os sistemas elétricos da moto;

  • Umidade pode queimar o sistema de ignição da moto;

  • Cuidado com água, umidade, poeira e o sereno em geral, esses fatores encurtam a vida útil do sistema.

Por motivos óbvios, a instalação de um equipamento de rastreamento eletrônico pode influenciar no bom funcionamento de todas as partes do sistema, por isso, não arrisque e faça o serviço sempre em uma empresa séria, de confiança e, de preferência, que tenha sido recomendada por alguma pessoa que você confie integralmente.

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