Qual o momento certo de trocar os pneus da motocicleta

Atualizado: Fev 11

Nem tudo é só felicidade com sua moto, isso você já sabe! Existe uma palavra vital para que seu convívio com a motocicleta seja apenas de alegrias e essa palavra mágica é: manutenção.

Para sua segurança e também para o melhor desempenho da moto, é bom você não esquecer dos pneus. Nesse caso, é melhor olhar para baixo e prestar atenção sobre quando trocar os pneus da moto, do que para cima, para pedir ajuda depois que acontecer algum problema


Identificando o desgaste


Não é preciso ter olhos de tigre nesse caso, é questão de atenção e ter uma boa noção temporal. O motociclista precisa saber há quanto tempo está rodando com os pneus, afinal de contas, nada nessa vida dura para sempre! Sabendo isso, já dá para ter uma ideia se o item está velho ou não. É uma proporção, quanto mais rodado, mais próximo está da hora de fazer a troca.

Então, para você saber quando trocar os pneus da moto faça uso do bom e velho olhômetro! Os pneus influenciam em vários fatores como:


● Desempenho,

● Segurança,

● Qualidade da viagem.


Isso mesmo, se você nunca parou para pensar, pense agora! Pneus velhos diminuem a aderência com a pista, fazendo com que você tenha uma maior probabilidade de cair, além disso, geram um maior consumo de combustível e de todas as peças em geral da moto. Como se não bastasse esses fatores, a qualidade da viagem é prejudicada, a moto vai ter menor estabilidade e conforto. Pois é, tudo isso por causa dos pneus.

É bom ressaltar que, por vezes, o desgaste não ocorre por igual em toda a bandagem do pneu e nem existe uma regra certa para isso, depende de caso para caso, então, é aconselhável que, ao olhar o pneu, se faça uma vista grossa nele por inteiro e de todos os lados e ângulos.

Por isso, existe o TWI (Tread Wear Idicator), que nada mais é que uma saliência de borracha no pneu e funciona como indicador de quando trocar os pneus da moto. O modo de funcionar do TWI é bem simples e não precisa ser nenhum expert para saber como usar. O TWI fica no meio do pneu, se o desgaste chegou na marca do TWI, pronto, é hora de trocar.

Se o assunto for quando trocar os pneus da moto, não deixe para depois! Caso estejam “carecas”, é o primeiro sinal para você trocar o seu pneu. Vale lembrar também que pneus carecas têm maior chance de furar do que um novo, então preste atenção!


Durabilidade do pneu


Tudo que é bom dura pouco? Nem sempre! Você obviamente precisa cuidar bem e dar manutenção, assim, os pneus vão durar bem mais.

Nesse ponto que entra a calibragem dos pneus. É indicado que você calibre semanalmente os pneus da sua motocicleta e sempre quando eles estiverem frios. É bom pontuar que: cada moto tem as libras indicadas para os pneus, não existe um padrão universal, então, consulte o manual e veja qual a quantidade certa para sua moto.

Além da manutenção, existe outro fator que é determinante na durabilidade do pneu: quanto você anda com ele. Se você é um office boy, motofretista ou algo do tipo que roda muito, o pneu tende a durar menos. Caso você seja uma pessoa que anda apenas no final de semana, a durabilidade é bem maior.

Quando trocar os pneus da moto é relativo, mas já existem pneus que duram mais de 20 mil quilómetros! Geralmente as motos com cilindradas menores tendem a desgastar menos o pneu, portanto, eles tendem a durar mais do que em motos maiores.

Além da calibragem, é preciso prestar atenção no peso que a motocicleta está carregando, isso também influencia na durabilidade do pneu, assim como a quantidade de utilização do freio e o modo, portanto, evite frear bruscamente.

O calor também é um fator relevante quando falamos sobre quando trocar os pneus da moto! Um calor mais intenso exige mais do pneu, logo, ele dura menos e provavelmente será trocado antes.


O pneu certo para cada uso


A sua moto já vem com um pneu de fábrica escolhido por um especialista no assunto e, por isso, ela é equilibrada e tem desempenho e conforto. Nem sempre é possível comprar um pneu igual ao que estava em sua moto, por isso, é preciso saber bem qual escolher para não errar quando trocar os pneus da moto.

Existem inúmeros modelos de pneu como:


● De competição,

● GT,

● Touring,

● Mistos ou trail,

● Todo terreno.


Está perdido? Calma, não é tão complicado assim. Para começar, você precisa entender que se as medidas do pneu forem: 100/90 - 18, isso significa que são: 100 milímetros de largura, 90% de altura quando comparado com a largura, ou seja, nesse caso, 90 mm e 18 polegadas de aro do pneu. Não é tão difícil assim…

Para competição, o ideal é que o pneu seja liso e sem frisos, por isso, não use de jeito nenhum em pista comum. Esse pneu é 100% seco e não deve ser utilizado em dias chuvosos. O pneu GT é duplo composto, ou seja, duro no meio e macio nas laterais, justamente por isso ele dura mais e oferece maior estabilidade. Funciona bem na chuva e é indicado para motos pesadas entre 200 e 300 kg.

O pneu misto é provavelmente o ideal para você! É perfeito para uso urbano e no dia a dia. Tem sulcos e, por isso, lida bem com a água e também oferece boa aderência em pista seca. Preste atenção, não é um pneu de off road, ele quebra um galho apenas. Podemos dizer que é 90% para estrada/urbano e 10% para terra. O pneu misto tem espaços maiores nos sulcos para espanar a terra e as pedras, sem perder a aderência.


Gostou de nosso artigo? Então não deixe de inscrever-se em nosso blog para receber os conteúdos em primeira mão! Postamos artigos novos toda a semana. Inscreva-se!

0 visualização

Endereço:

Loja 1: Av. Gisele Constantino, 1598 - Pq. Bela Vista - Votorantim - CEP 18110-650

Loja 2: Av. Cláudio Pinto Nascimento, 1368 - Parque Morumbi, Votorantim - CEP 18048-000

Atendimento:

E-mail: vendasweb@sapicomotos.com.br

Telefone: (15) 3243-2324

Whatsapp: (15) 99695-2324