fbpx

SAPICOMOTOS #RODAREVIVER

Sapico Motos #RODAREVIVER Desde 2007
Monte Verde: Conheça o melhor trajeto para fazer de moto
Monte verde o melhor trajeto para fazer de moto

Está querendo fazer uma viagem de moto mas não sabe o destino? Monte Verde em Minas Gerais, pode ser o local que você procura! Monte Verde é uma cidadezinha bem pequena no extremo sudoeste de Minas Gerais e conta com menos de 5 mil habitantes, sendo bem pacata e diferente de todo o agito das cidades grandes.

Fazer moto turismo para Monte Verde é comum pelo ponto que a cidade ocupa. 484 quilômetros separam a cidade de Belo Horizonte, enquanto são só 164 quilômetros de distância para São Paulo e 459 para o Rio de Janeiro.

Esses pontos fazem com que Monte Verde fique muito bem localizada para viajantes, fora o charme todo especial por ser uma cidade muito pequena.

O caminho mais comum para chegar na cidade é pela Rodovia Fernão Dias, mas também é possível acessar Monte Verde pela Rodovia Monteiro Lobato, que fica em São José dos Campos, em São Paulo.

Dicas para viajar de moto

Leia também: Dicas para viajar de moto

Atrações em Monte Verde

A cidade em Minas Gerais é pequena, mas muito jeitosa e inclusive tem um aeroporto, este que se notabiliza por uma curiosidade: é o aeroporto mais alto do Brasil, já que está situado a 1.560 metros de altitude.

Além do aeroporto, Monte Verde se notabiliza pelas trilhas:

  • Pedra Redonda: muito popular e só fica mais íngreme no último trecho;
  • Pedra Partida: tem o acesso pelo mesmo lugar da Pedra Redonda, mas é um pouco mais longa e se destaca pela vista privilegiada, principalmente em dias de céu aberto;
  • Platô: passeio fácil, sem muitas pedras íngremes e um pouco mais longo que o da Pedra Redonda;
  • Pico Selado: é uma trilha longa, de grande distância e com o pico sendo restrito para escaladores;
  • Chapéu do Bispo: é a trilha mais fácil da região, sendo a maior parte plana. A caminhada deixa na base da pedra do Chapéu do Bispo, onde é permitido subir e não exige muitas habilidades.
Platô Montes Verdes

A cidade de Monte Verde chama muita atenção por ser rodeada de uma cadeia montanhosa e grandes pedras, estando em um vale muito próximo da famosa serra da Mantiqueira.

O clima da cidade é perfeito para uma viagem de moto e agrada os amantes de frio! Estações bem frias, chegando a ter geadas, mas sem muitas chuvas. O verão é abafado, mesmo com a grande quantidade de chuvas, o que abaixa bastante a temperatura local.

Monte Verde é um ótimo passeio para se fazer em casal, já que existem boas pousadas, restaurantes, bares e muito mais. Além disso, é possível fazer trilhas a pé, a cavalo ou até mesmo de moto, tendo a opção de alugar uma moto ou quadriciclo.

Uma viagem de moto para Monte Verde é muito recomendável para você que gosta e está cansado de Campos do Jordão. A cidade em Minas Gerais se assemelha a cidade paulista, mas é mais rústica, mesmo assim, conta com uma boa infraestrutura turística.

Outros pontos turísticos na cidade de Minas Gerais que são recomendáveis que você veja durante o seu moto turismo são:

  • Orquidário: tem cerca de 1.500 espécies distintas de orquídeas, além de 150 carnívoras. Fora a visitação, é possível comprar plantas;
  • Cachoeira dos pretos: tem por volta de 154 metros de altura, um grande volume de água e é a cachoeira mais imponente e barulhenta da região;
  • Máquina a vapor: a energia de Monte Verde foi fornecida por um gerador particular de Verner Greinberg, um dos fundadores da cidade, até meados de 1060;
  • Roda d´água: um lago que fica logo na entrada e é um dos lugares mais bonitos da vila. É rodeado por um bosque.
Orquidário Montees Verdes

A estrada até lá

Por estar no meio da Serra da Mantiqueira, o caminho para chegar a Monte Verde é levemente sinuoso, nada absurdo, o que torna a piltoagem extremamente prazerosa. A estrada conta com algumas curvas que precisam de mais atenção por ser traiçoeiro, mas nada que deva te assustar, basta cuidado.

Antigamente se via muitas motos trails fazendo moto turismo pela região e isso se explicava pelo fato da estrada que liga a região não ser asfaltada. Não se preocupe, agora já está tudo asfaltado, tanto é que se vê de todos os tipos de motos na cidade e arredores.

A cidade em Minas Gerais é praticamente uma parada obrigatória para as pessoas que estão fazendo uma viagem de moto para o circuito turístico do sul de minas, que se notabiliza pelas riquezas naturais, montanhas e, obviamente, paisagens maravilhosas.

Turismo em Monte Verde

Basicamente a atração principal é o passeio fora da estrada, acompanhado das paisagens belíssimas. No centro de Monte Verde é possível alugar diversos meios de transporte como quadriciclos, cavalos ou passeios de jipe. Mesmo sendo uma cidade pequena de Minas Gerais, Monte Verde chama a atenção pela natureza, que está sempre por perto e pela diversidade no lazer.

Não tem problema se você não quer dirigir o jipe, a moto ou montar o cavalo e mesmo assim quer se aventurar, sempre existem os guias disponíveis para te levar aos pontos turísticos de Monte Verde. Além disso, quase sempre é possível ir caminhando.

A região é uma das melhores para fazer uma viagem de moto, ainda mais se você for da turma que gosta de uma trilha! Monte Verde é um dos melhores lugares para explorar, já que possui muitas trilhas e de todos os tipos de terrenos. Além disso, a região tem duas pistas de motocross, uma em Monte Verde e outra em Camanducaia. Agora é se planejar e ir! Bom passeio!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

A Sapico Motos precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.