Dicas para viajar de moto

Atualizado: Fev 11

Viajar de moto é um sonho para a maioria dos motociclistas. Estrada, vento, velocidade e paisagens sensacionais, você e sua moto apenas. Isso pode ser mais real do que você pensa, não é tão difícil realizar esse sonho!

Obviamente existem viagens e viagens, uma coisa é ir apenas até o litoral ou o interior e outra é conhecer todos os países da América do Sul, mas calma, não desanime, é apenas uma questão de planejamento.

É necessário ter a moto em condições perfeitas, para isso, faça um checkup antes. Além disso, defina o local, veja quanto de dinheiro você tem disponível e comece os preparativos.


Preparando a viagem


Para a viagem ser perfeita e sem inconvenientes, um bom planejamento é vital! A última coisa que você quer é que a sua moto quebre ou que a paisagem não seja tudo isso. Já pensou se a estrada é toda esburacada quando o esperado era uma asfalto lisinho e macio como algodão?

Antes de tudo: pesquise sobre o destino. Rotas, paisagens, hospedagem e afins. Definido o local, é necessário se certificar de que a moto está 110% confiável e em perfeito estado. Não vá se a moto te levantar uma leve dúvida sobre as condições dela.


Não faça o seu próprio diagnóstico da moto, leve-a em um mecânico antes da viagem. É muito mais perigoso do que você pensa ficar parado na estrada onde você não conhece, evite essa experiência.

Antes de viajar de moto, pense na bagagem! Lembre-se, motos não permitem muitos itens no bagageiro. Além disso, certifique-se de que tudo está muito bem preso, caso a sua motocicleta não tenha as maletas laterais.

Cuidados com a moto


A manutenção da moto precisa estar em dia antes de fazer a viagem. Mesmo assim, é melhor prevenir do que remediar. Procure um mecânico de confiança e leve o veículo aos olhos de um especialista.

O melhor dos mundos é a moto estar com a manutenção em dia e você com todos os sentidos direcionados para sentir qualquer sinal negativo que a moto apresente como:

  • Instabilidade;

  • Barulhos;

  • Gasto em excesso de líquidos como combustível e água;

  • Trepidação no volante.

São vários problemas que podem te dar uma dor de cabeça enorme na viagem, portanto, fique sempre de olhos e ouvidos atentos quando a viagem estiver chegando perto, mesmo a moto tendo passado pelo mecânico e estando com a manutenção em dia. Lembre-se: a saúde vem em primeiro lugar e é melhor adiar um pouco a viagem e não ter problemas do que passar por apuros.


Planejamento da viagem


Não se engane, não é um fato simples planejar uma viagem de moto. É bem diferente de viajar de carro, avião ou navio. Além dos cuidados com a moto, são necessários cuidados muito mais específicos do que com outros meios de transporte.

Certifique-se sempre antes de viajar de:


  • Estudar a rota que será percorrida;

  • Mapear as paradas no caminho;

  • Ver as condições do clima;

  • Checar qualidade da estrada;

  • Ver índices de acidentes na rota;

  • Levar uma bateria extra para o celular caso a carga do seu não aguente até a primeira parada.

Esses pontos são fundamentais para você realizar o sonho de fazer uma viagem tranquila, logo, estude bem todos os fatores para não passar por problemas desnecessários.

Roupas e acessórios para moto


Viajar de moto não é a mesma coisa que ir até padaria. Não dá para ir de chinelo, sem uma jaqueta e os equipamentos necessários. Lembre-se sempre de que você vai ficar muito tempo sentado na mesma posição e dirigindo, por isso, é preciso estar bem equipado para ficar seguro e confortável.

Veja algumas dicas antes da viagem:

  • Vá com calçado reforçado e fechado (bota desenvolvida para motociclistas são a melhor opção);

  • Use uma calça com proteção no quadril e joelhos;

  • Vista a jaqueta apropriada para motociclistas, ela tem um tecido mais resistente e tem proteção reforçada na coluna, ombros e cotovelos;

  • Luvas reforçadas;

  • Capacete afivelado e com viseira sempre fechada.

Tomando esses cuidados você minimiza a chance de ser surpreendido no meio da viagem!


Estilo de pilotagem

Por último, mas não menos importante, pilote com cautela e defensivamente. Não, isso não significa que você deve ir devagar, mas sim que deve respeitar a velocidade máxima da pista, principalmente se você estiver passando pela primeira vez por lá.

Além disso, lembre-se: viajar de moto é diferente de andar na cidade. É preciso manter os faróis acesos, não ultrapassar pela direita e, de preferência, ficar no meio da faixa. Fazer uma manobra arriscada ou ser imprudente pode levar a sua vida, portanto, pense bem antes de pilotar de qualquer jeito na estrada.

Fora tudo isso, manter uma velocidade constante ajuda a economizar combustível. Trocando em miúdos, se for possível não frear desnecessariamente e não acelerar a toa, além de dirigir com segurança você vai fazer muitos quilômetros com poucos litros de combustível. Agora que você já sabe todas as dicas da Sapico, é só preparar a viagem e ir!

0 visualização

Endereço:

Loja 1: Av. Gisele Constantino, 1598 - Pq. Bela Vista - Votorantim - CEP 18110-650

Loja 2: Av. Cláudio Pinto Nascimento, 1368 - Parque Morumbi, Votorantim - CEP 18048-000

Atendimento:

E-mail: vendasweb@sapicomotos.com.br

Telefone: (15) 3243-2324

Whatsapp: (15) 99695-2324