Dicas de manutenção para o seu macacão



O macacão é um equipamento fundamental para os motociclistas que pilotam no meio competitivo, esse é o item ideal para a proteção e também para participar de corridas, não à toa o MotoGP utiliza isso para proteger os motociclistas.

Basicamente, o macacão é uma jaqueta que pode estar junto de uma calça especializada em proteção e muito tecnológica feita para quem vai pilotar em autódromos em alta velocidade. As marcas que se destacam fazendo esses equipamentos são Alpinestars e Dainese.

O macacão não é usado apenas por pilotos profissionais, ele também pode ser usado em viagens, mas não se engane, o macacão é uma peça muito específica e você tem que pensar bem antes de usá-lo.

Não é nada recomendável você usar o macacão se for ficar parado, evite ao máximo. Ao mesmo tempo, se for viajar e fazer um bate-volta, ok, mas se locomover na cidade sem a moto se torna um empecilho, já que o macacão é ruim para andar, difícil de tirar e complicado de arrumar um lugar para guardar adequadamente.

Como escolher o macacão IDEAL


Ponha na cabeça que isso é um investimento e, não é lá dos mais baratos, então, não escolha o mais bonitinho, veja bem o custo-benefício do equipamento e lembre-se: existem diversas marcas como Daianese, Alpinestars e outras. Outra variável importante que você precisa analisar é o tipo de material que o macacão é feito.

Couro ou poliéster, qual escolher? Essa dúvida é muito recorrente e, por isso, a Sapico decidiu te dar algumas dicas sobre as vantagens e desvantagens de cada material:

  • Poliéster (couro sintético) pode derreter em altas temperaturas, mas é impermeável. É um material versátil e serve para diversas ocasiões;

  • O couro, por ser matéria orgânica, tem alta amplitude térmica e não é impermeável. Exige cuidados bem específicos.Dificilmente se rompe e aguenta bem altas temperaturas;


A pergunta que não quer calar: qual é o material adequado de macacão para mim? A resposta pode te decepcionar, mas é: depende! Qual é o seu estilo de pilotagem e para que você vai usar o macacão são os fatores determinantes para você escolher o seu macacão.

Ao comprar, preste atenção nos modelos, afinal, você pode achar um que é o ideal para você. Existem modelos com zíper, sem zíper, em duas peças ou em uma peça só. Aí é uma questão de conforto pessoal de cada piloto.

De modo geral, o macacão em duas peças (calça e jaqueta) é mais usado, por ser mais versátil e possibilitar usar apenas uma metade de cada vez em caso de calor ou em um momento de andar a pé, mas a nível extremamente criterioso, o macacão integral acaba protegendo mais o motociclista.


Outros pontos que você precisa levar em conta ao comprar o seu macacão são:

  • Ajuste ao corpo;

  • Proteção aos cotovelos, ombros e antebraços;

  • Resistência a água e calor;

  • Adaptação ao clima;

  • Forro: removível ou não?


Dicas para a conservação do macacão


Agora que você já sabe como escolher e qual será a melhor opção de macacão para você, é preciso aprender como fazer com que o equipamento dure e tenha sempre a maior eficiência possível, afinal, o que muita gente não sabe é: se o macacao for mal cuidado, diversos fatores como a capacidade de proteção diminuem.

Não importa qual é a marca do macacão, pode ser um da Alpinestars ou Daianese, o macacão mais barato ou o mais caro, o que importa mesmo é o material que ele é feito! Se for couro, os cuidados são uns e se for material sintético ou poliéster o cuidado com a jaqueta e calça são outros.

Basicamente as grandes dicas de conservação do seu macacão de couro giram em torno de não deixar as peças molhadas no sol, além de sempre tentar guardar o item em local fresco, sem umidade. Evite usar produtos de limpeza a qualquer preço no couro, você vai detonar a jaqueta ou calça.

As dicas de conservação para o macacão com material sintético se baseiam mais em restrições. Algumas delas são: a lavagem precisa ser feita a mão, sempre com sabão neutro e nunca usando produtos com cloro na base. Não coloque na máquina de lavar nem faça lavagem a seco. Fazendo isso você vai manter o seu equipamento em ótimo estado e com uma eficiência e proteção maiores.

Quer mais dicas de conservação? A Sapico já fez um texto sobre isso, se aprofunde lendo o texto: “6 dicas para cuidar da sua jaqueta”


Tecnologia e eficiência no macacão


A tecnologia no macacão gira em torno de aumentar a proteção do piloto, mantendo ele com o maior conforto possível, leve e com a possibilidade de ventilação. As tecnologias mais novas são sempre lançadas no MotoGP ou no World SuperBike e, a bola da vez, são macacões com airbags! Isso mesmo, airbags.

A inovação é basicamente semelhante ao funcionamento no carro, o impacto ativa o airbag e faz com que o piloto fique “inflado” e não se machuque tanto. Um macacão com essa tecnologia ainda é muito caro, mas a tendência é ficar cada vez mais barato com o passar do tempo.


Conheça mais itens indespensáveis para sua segurança em cima de uma moto, clicando abaixo.


52 visualizações

Endereço:

Loja 1: Av. Gisele Constantino, 1598 - Pq. Bela Vista - Votorantim - CEP 18110-650

Loja 2: Av. Cláudio Pinto Nascimento, 1368 - Parque Morumbi, Votorantim - CEP 18048-000

Atendimento:

E-mail: vendasweb@sapicomotos.com.br

Telefone: (15) 3243-2324

Whatsapp: (15) 99695-2324