fbpx

SAPICOMOTOS #RODAREVIVER

Sapico Motos #RODAREVIVER Desde 2007
Luvas, botas, macacão e capacete: cuidados que você deve manter com seus equipamentos
Como cuidar das suas luvas botas e capacetes

Os equipamentos de proteção do motociclista fazem, cada vez mais, parte do dia a dia de cada piloto e, todos sabem, que é preciso fazer um certo investimento nesses itens para garantir a proteção do condutor.

Os equipamentos básicos, mas que fazem toda a diferença quando o tema é segurança são:

  • Luvas;
  • Jaqueta (macacão);
  • Calça;
  • Botas;
  • Capacete.

Todos esses itens precisam de um certo cuidado específico se você pretende prolongar a durabilidade deles e, por isso, a Sapico preparou esse texto especial focado em dicas de conservação desses equipamentos.

Não se assuste, não é nada muito complicado, além disso, vai te fazer economizar bastante dinheiro, já que esses equipamentos são caros! Fazer com que esses itens durem mais, significa também uma maior segurança para você, então certifique-se de dar sempre manutenção aos equipamentos.

Dicas de conservação de macacão para motociclista

Basicamente, o que importa na hora de cuidar do seu macacão é o material que ele é feito! Preste atenção, o macacão pode ser sintético ou de couro e isso vai influenciar muito na hora de cuidar da peça.

Algumas dicas para você que tem uma jaqueta ou um macacão de couro são:

  • Lave a jaqueta em estabelecimentos especializados;
  • Não use produtos de limpeza, álcool, detergentes e óleos para tentar tirar eventuais manchas, apenas o pano úmido;
  • Guarde a jaqueta de couro em local fresco, arejado e sem amassar.

As dicas de conservação para você que tem um macacão feito de material sintético são:

  • A lavagem deve ser feita a mão, de preferência, com sabão neutro;
  • Não coloque na máquina de lavar;
  • Não faça lavagem a seco da jaqueta.

Para mais dicas de conservação para o seu macacão e jaqueta de couro ou até de material sintético, veja o texto 6 dicas para cuidar da sua jaqueta, que a Sapico já preparou para você.

Vale lembrar que alguns macacões possuem proteções internas removíveis e, por isso, é bom que você retire-as pelo menos uma vez ao ano para lavar.

Caso o forro interno seja removível, faça o mesmo processo, mas a cada três meses. O forro interno pode ser lavado tranquilamente em máquina de lavar com sabão em pó e removedor.

Leia o artigo completo: Dicas de manutenção para o seu macacão

Veja dicas para conservar luvas e botas de motociclista

As principais dicas de conservação para luvas e botas giram em torno da hidratação desses itens, principalmente se forem de couro. Limpar esses itens constantemente também evita o mau cheiro, então fique atento.

Para as luvas, hidrate com cera líquida. Se você conseguir virar a peça do avesso, vire e coloque para lavar na máquina de lavar. O processo de secar a luva é simples também, mantenha o item do avesso e pendure no varal de maneira que a água escorra pelo punho. Fazendo essas dicas de conservação pelo menos uma vez por semana você vai conseguir prolongar a vida útil da sua luva por um bom tempo.

Com relação às botas, elas podem ser limpas com pano úmido. Se forem de couro, é preciso seguir as mesmas dicas dadas para conservar macacões e jaquetas. Tome sempre cuidado com o sol quando a peça estiver molhada se o item for de couro!

Dicas de como conservar os equipamentos de proteçao para motociclista

Realmente não tem muito segredo fazer com que suas calças de motociclista durem mais! Como você já sabe, tudo depende do tecido que ela é feito e se ela faz parte ou não de um macacão (é sempre bom lembrar que existem macacões de duas partes e de uma parte apenas).

Se você usar uma calça jeans, que não é o mais recomendável, lave normalmente, mas saiba que você não estará inteiramente protegido em caso de uma queda. As calças de couro seguram bem o impacto, mas também não são as ideais, além de dar mais trabalho para conservar.

Caso seja sintético, só algumas restrições existem, as mesmas da jaqueta e, além disso, a calça que pertence a um macacão protege bem mais que uma calça normal ou de couro, fique atento a isso.

Agora que você já sabe várias dicas para conservar seus equipamentos, é só começar a cuidar melhor deles e curtir a sua experiência motociclística!

Ficou com dúvidas a respeito do capacete? Dê uma olhadinha no texto da Sapico especializado para cuidados desse item:

Como cuidar do seu capacete

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

A Sapico Motos precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.