Como se comportar na garupa de uma motocicleta

Atualizado: Mar 13


Andar de moto te proporciona sentimentos únicos e é sempre bom compartilhar essas emoções positivas com quem nós gostamos, não é? Levar a família, amigos e amores para lugares novos só pode definido como a junção de dois (ou mais) amores, o motociclismo, o senso de aventura e pessoas queridas.

Para andar de moto sem preocupação, sempre existem cacoetes e, se engana quem pensa, que não existem dicas para quem irá acompanhar a aventura como passageiro!

A segurança vem sempre em primeiro lugar e, para não atrapalhar o piloto, se posicionar corretamente na garupa da motocicleta é fundamental, por isso a Sapico Motos reuniu diversas dicas de pilotagem e dicas de posicionamento para o garupa da moto, veja:




Segurança na garupa da moto


Pode parecer mais seguro e confortável abraçar a pessoa que está pilotando a moto, mas esse é um modo adaptado de se manter seguro como garupa! Deixe para abraçar a pessoa depois e se segure no apoio que tem atrás do banco da motocicleta, mas mantenha seu corpo perto do piloto. Ainda no assunto dicas de posicionamento: fixe bem os pés nas pedaleiras e deixe as pernas próximas ao quadril do condutor.

Esse é o pacote básico das dicas de posicionamento! Ao praticar o motociclismo, sempre oriente corretamente o garupa, lembre-se, o posicionamento dele pode derrubar você e ele e, além disso, o piloto da moto é o responsável pelo passageiro.

Dicas de posicionamento em movimento:


  • Acompanhe o condutor nas curvas, não fique como uma “geladeira” dura parada na mesma posição. Bom senso é necessário, apenas acompanhar, não jogar ou soltar o corpo. Tudo pode desequilibrar o piloto. Nunca vá no sentido oposto ao corpo dele, isso vai derrubar vocês;

  • Deixe para conversar depois. O ideal é não falar com o motorista enquanto ele está dirigindo. Antes de subir na moto você pode combinar sinais de “mais rápido” e “mais devagar”. Fale apenas o emergencial;

  • Fique colado no banco ao passar em uma valeta, lombada, tartaruga, olho de gato ou quebra molas. Não levante o corpo nem se mova, apenas deixe a moto avançar;

  • Em velocidade, o corpo do passageiro deve ficar o mais próximo possível do corpo do piloto.


Outras dicas para andar de moto de com segurança sendo garupa são: subir na motocicleta depois do condutor e só após ele autorizar. O piloto precisa estar pronto e bem apoiado para receber o peso do seu corpo. Além disso, veja o passo a passo de como subir na motocicleta:


  1. Apoie o pé na pedaleira oposta à descarga da motocicleta;

  2. Coloque as mãos no ombro do condutor e levante o corpo fazendo a força para sair do chão;

  3. Passe o pé (que não está na pedaleira) por cima do banco e apoie esse pé na pedaleira do outro lado da moto.


Para descer, o sentido é o mesmo! Apoie as mãos nos ombros do piloto, levante-se com os dois pés ainda na pedaleira, contorne uma perna por trás até apoiá-la no chão. Feito isso, basta tirar o outro pé da pedaleira.

Fácil né? Agora você já pode ser um ótimo garupa e aproveitar inúmeras viagens de moto.


Pilotagem com um garupa


Dicas de pilotagem com garupa não são extremamente difíceis e se resumem em tomar um pouco mais de cuidado e orientar bem o passageiro, principalmente se ele não estiver acostumado a se aventurar como o garupa de uma moto.

Converse com o garupa antes de liberá-lo para subir na motocicleta e descubra se ele já tem experiência andando como passageiro, caso ele não tenha, deixe-o tranquilo e, entre todas as dicas já vistas até aqui, oriente-o para sentar próximo de você e para não colocar os pés no chão quando você parar.

Nunca levou um passageiro? Sem problemas, não é nenhum bixo de 7 cabeças! Algumas dicas de pilotagem são:


  • Evite acelerações e frenagens bruscas. Solte devagar a embreagem, acelere e freie gradativamente;

  • Cheque a motocicleta (principalmente se for fazer um trajeto longo). Retrovisores e faróis provavelmente vão precisar de ajustes por conta do peso. O pneu deve estar calibrado com a pressão correta para carga (consta no manual). Veja as pedaleiras: precisam estar firmes e retas. Não podem balançar nem estar tortas.



Segurança é fundamental


Motociclismo é uma coisa séria e pode causar acidentes graves! Não é brincadeira andar de moto e, não é apenas o motorista que deve estar bem equipado, o passageiro também precisa se manter seguro.

Além das dicas de pilotagem e dicas de posicionamento, a maior dica é: zele pela sua saúde. Não seja imprudente e ande sempre de capacete, com botas apropriadas, jaquetas protetoras especiais e calças reforçadas feitas para quem anda de moto.

Por mais que seja algo eventual, o garupa também precisa se manter seguro durante a viagem, por isso, é vital que ele esteja bem equipado para andar de moto.




0 visualização

Endereço:

Loja 1: Av. Gisele Constantino, 1598 - Pq. Bela Vista - Votorantim - CEP 18110-650

Loja 2: Av. Cláudio Pinto Nascimento, 1368 - Parque Morumbi, Votorantim - CEP 18048-000

Atendimento:

E-mail: vendasweb@sapicomotos.com.br

Telefone: (15) 3243-2324

Whatsapp: (15) 99695-2324