6 dicas para cuidar da sua jaqueta


A jaqueta para motociclistas é um dos equipamentos mais importantes de proteção, afinal de contas, ela protege a coluna vertebral, é reforçada nas partes dos órgãos vitais e também é feita para minimizar o atrito, fazendo o piloto deslizar pela pista se cair e ainda protegendo as articulações como cotovelos e pontos como os ombros.

A jaqueta de couro oferece boa segurança, mas não é o melhor dos mundos. Jaquetas da Alpinestars, Dainese, Texx, Race Tech e afins são mais indicadas, afinal, são especializadas na proteção e, agora, estão cada vez mais ficando estilosas, até dá para usar em certas ocasiões, não só nas pistas e estradas.

É necessário prestar atenção nos modos de como conservar a jaqueta, já que ela vai passar por chuva, sol escaldante, ficar amassada na mochila, depois ir para o armário e outras situações...


Como conservar sua jaqueta de couro


Um clássico nunca fica velho não é mesmo? Só fica cada vez mais clássico. A jaqueta de couro é um autêntico clássico de quem gosta de andar de moto e vive esse mundo. Tudo começou por volta dos anos 40 com os filmes americanos, que sempre retratavam os motociclistas usando jaquetas de couro. A moda pegou e, mais do que isso, virou quase que uma tradição.

Não é tão simples assim conservar a sua jaqueta de couro, existem pontos muito específicos e, por isso, a Sapico reuniu essas dicas de como conservar uma jaqueta para você:


  • Guarde a jaqueta de couro em local fresco, arejado e sem amassar. Só use embalagens plásticas se for transportar a jaqueta, isso prejudica a respiração do couro;

  • Sem respiração a jaqueta de couro pode descolorir e acumular mofo.

  • Caso você vá passar a jaqueta, use o ferro à 80ºC e coloque um pano na superfície dela;

  • Se a sua jaqueta de couro está mofada passe um pano úmido e depois coloque no sol, mas por pouco tempo e em um sol não muito forte. É recomendável deixar úmida no sol e coberta com um pano seco;

  • Tomou chuva com a jaqueta? Não ponha diretamente no sol, deixe secar em temperatura ambiente;

  • Não use produtos de limpeza, álcool, detergentes e óleos para tentar tirar eventuais manchas, apenas o pano úmido;

  • Lave a jaqueta em estabelecimentos especializados.

Tem gente que gosta de exibir as marcas na jaqueta de couro, afinal de contas, cada marca é de uma história não é? Realmente é um charme, mas é preciso conservar a jaqueta porque ela pode começar a feder bastante, fique de olho! Jaquetas de couro são estilosas e servem sim para andar de moto, mas precisam de cuidados bem específicos, por isso, conserve bem a sua jaqueta de couro.


Como conservar jaqueta de material sintético


A jaqueta de couro possui especificações diferentes das jaquetas de material sintético e, por isso, exigem cuidados diferentes!

No caso do material sintético, a dica é que a lavagem seja feita a mão, de preferência, com sabão neutro, além disso, solventes e produtos a base de cloro devem ser evitados a qualquer custo.

Pode colocar na máquina de lavar? Pode, mas não é nada recomendável, saiba que você vai diminuir a vida útil da jaqueta, além de minimizar a segurança e proteção oferecidas por ela. Não faça uma lavagem a seco na jaqueta de jeito nenhum, você vai detonar a peça. Nunca deixe secar na secadora ou em altas temperaturas, isso também vai acabar com a sua jaqueta.


Principais marcas de equipamentos pra moto


Existem diversas marcas especializadas na proteção e segurança do motociclista e, essas empresas fazem os equipamentos de melhor qualidade da cabeça aos pés - literalmente.

As marcas que se destacam no mercado pela qualidade, eficiência, custo-benefício, durabilidade e beleza são:


  • Alpinestars;

  • Dainese;

  • Tutto;

  • FOX.

Vantagens da jaqueta


As jaquetas atuais são muito modernas e preparadas para todas as situações, desde as climáticas até as sociais e, obviamente, os fatores imponderáveis.

Cada vez mais as jaquetas são seguras, com revestimentos que oferecem grande segurança e são leves, além de se adaptarem ao calor e frio, permitindo uma certa respiração do corpo

Por motivos óbvios, quanto mais tecnologia existe na jaqueta, mais cara ela é, mas não se preocupe, existem jaquetas boas no quesito proteção, custo-benefício e durabilidade, é só uma questão de procurar!

Ficou curioso e quer saber mais sobre equipamentos de proteção para o motociclista? Dê uma espiadinha nas outras postagens aqui do blog da Sapico como:

“5 equipamentos indispensáveis para sua segurança em uma moto”.



0 visualização

Endereço:

Loja 1: Av. Gisele Constantino, 1598 - Pq. Bela Vista - Votorantim - CEP 18110-650

Loja 2: Av. Cláudio Pinto Nascimento, 1368 - Parque Morumbi, Votorantim - CEP 18048-000

Atendimento:

E-mail: vendasweb@sapicomotos.com.br

Telefone: (15) 3243-2324

Whatsapp: (15) 99695-2324