fbpx

SAPICOMOTOS #RODAREVIVER

Sapico Motos #RODAREVIVER Desde 2007
6 dicas para cuidar da sua jaqueta
Como cuidar da sua jaqueta

A jaqueta para motociclista é um dos equipamentos mais importantes de proteção, afinal de contas, ela protege a coluna vertebral, é reforçada nas partes dos órgãos vitais e também é feita para minimizar o atrito, fazendo o piloto deslizar pela pista se cair e ainda protegendo as articulações como cotovelos e pontos como os ombros.

A jaqueta de couro oferece boa segurança, mas não é o melhor dos mundos. Jaquetas da Alpinestars, Dainese, Texx, Race Tech e afins são mais indicadas, afinal, são especializadas na proteção e, agora, estão cada vez mais ficando estilosas, até dá para usar em certas ocasiões, não só nas pistas e estradas.

É necessário prestar atenção nos modos de como conservar a jaqueta, já que ela vai passar por chuva, sol escaldante, ficar amassada na mochila, depois ir para o armário e outras situações…

Jaqueta de couro uso urbano

Como conservar sua jaqueta de couro

Um clássico nunca fica velho não é mesmo? Só fica cada vez mais clássico. A jaqueta de couro é um autêntico clássico de quem gosta de andar de moto e vive esse mundo. Tudo começou por volta dos anos 40 com os filmes americanos, que sempre retratavam os motociclistas usando jaquetas de couro. A moda pegou e, mais do que isso, virou quase que uma tradição.

Não é tão simples assim conservar a sua jaqueta de couro, existem pontos muito específicos e, por isso, a Sapico reuniu essas dicas de como conservar uma jaqueta para você:

  • Guarde a jaqueta de couro em local fresco, arejado e sem amassar. Só use embalagens plásticas se for transportar a jaqueta, isso prejudica a respiração do couro;
  • Sem respiração a jaqueta de couro pode descolorir e acumular mofo.
  • Caso você vá passar a jaqueta, use o ferro à 80ºC e coloque um pano na superfície dela;
  • Se a sua jaqueta de couro está mofada passe um pano úmido e depois coloque no sol, mas por pouco tempo e em um sol não muito forte. É recomendável deixar úmida no sol e coberta com um pano seco;
  • Tomou chuva com a jaqueta? Não ponha diretamente no sol, deixe secar em temperatura ambiente;
  • Não use produtos de limpeza, álcool, detergentes e óleos para tentar tirar eventuais manchas, apenas o pano úmido;
  • Lave a jaqueta em estabelecimentos especializados.

Tem gente que gosta de exibir as marcas na jaqueta de couro, afinal de contas, cada marca é de uma história, não é? Realmente é um charme, mas é preciso conservar a jaqueta porque ela pode começar a feder bastante, fique de olho! Jaquetas de couro são estilosas e servem, sim, para andar de moto, mas precisam de cuidados bem específicos, por isso, conserve bem a sua jaqueta de couro.

Como conservar jaqueta para motociclista feita em material sintético

A jaqueta de couro possui especificações diferentes das jaquetas de material sintético e, por isso, exigem cuidados diferentes!

No caso do material sintético, a dica é que a lavagem seja feita a mão, de preferência, com sabão neutro, além disso, solventes e produtos a base de cloro devem ser evitados a qualquer custo.

Pode colocar na máquina de lavar? Pode, mas não é nada recomendável, saiba que você vai diminuir a vida útil da jaqueta, além de minimizar a segurança e proteção oferecidas por ela. Não faça uma lavagem a seco na jaqueta de jeito nenhum, você vai detonar a peça. Nunca deixe secar na secadora ou em altas temperaturas, isso também vai acabar com a sua jaqueta.

Principais marcas de equipamentos para motociclista

Existem diversas marcas especializadas na proteção e segurança do motociclista e, essas empresas fazem os equipamentos de melhor qualidade da cabeça aos pés – literalmente.

As marcas que se destacam no mercado pela qualidade, eficiência, custo-benefício, durabilidade e beleza são:

  • Alpinestars;
  • Dainese;
  • Tutto;
  • FOX.

Vantagens da jaqueta para motociclista

As jaquetas atuais são muito modernas e preparadas para todas as situações, desde as climáticas até as sociais e, obviamente, os fatores imponderáveis.

Cada vez mais as jaquetas são seguras, com revestimentos que oferecem grande segurança e são leves, além de se adaptarem ao calor e frio, permitindo uma certa respiração do corpo

Por motivos óbvios, quanto mais tecnologia existe na jaqueta, mais cara ela é, mas não se preocupe, existem jaquetas boas no quesito proteção, custo-benefício e durabilidade, é só uma questão de procurar!

Ficou curioso e quer saber mais sobre equipamentos de proteção para o motociclista? Dê uma espiadinha nas outras postagens aqui do blog da Sapico como:

“5 equipamentos indispensáveis para sua segurança em uma moto”.

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

A Sapico Motos precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.