5 equipamentos indispensáveis para sua segurança em uma moto

Atualizado: Mar 11



Andar de moto te proporciona, de fato, várias das melhores sensações do mundo, mas ter tudo isso não é tão simples assim. Não é só comprar uma motocicleta e sair por aí! Recentemente as autoridades têm dedicado muita atenção ao tema da segurança automobilística e, por isso, os equipamentos de proteção têm ganhado versões mais modernas, além de outras peças.

Não dói só no bolso se você andar de moto sem os equipamentos de proteção, pode muito bem doer no seu corpo inteirinho, então, é melhor você prevenir do que remediar.

Os equipamentos de proteção básicos mas com um nível bom de segurança são compostos minimamente por:


  • Capacete;

  • Luvas;

  • Jaqueta;

  • Calça;

  • Botas.


Não desanime achando que você vai gastar muito dinheiro nesses equipamentos, lembre-se, a indústria automotiva têm lançado novos produtos sempre, fazendo com que esses itens fiquem mais baratos, além de que existem vários modelos e marcas dos equipamentos de proteção, fazendo com que você possa optar pelo o que é melhor para você.


Capacete


O Capacete com certeza é o equipamento de proteção mais conhecido e mais utilizado pelos motociclistas, mas nesse caso, um velho ditado é válido: uma andorinha só não faz verão. Ajuda bastante, mas não resolve todo o problema.

Existem 4 tipos de capacete que podem ser usados sem preocupação: aberto, modular, misto, integral e off road. Cada um tem uma vantagem e é bom lembrar que existem vários materiais de fabricação então, para se aprofundar no assunto.

As marcas mais famosas de capacete atualmente são:


As principais tecnologias do mercado giram em torno de fazer com que a viseira se torne interativa, por exemplo, dialogar com o seu celular, funcionar como mapa, apresentar detalhes das condições de moto, climáticas e afins, mas por enquanto, tudo isso não saiu da fase de projeto.


Luvas


Luvas são um detalhe muito importante para o equipamento de proteção, mas que constantemente são esquecidas pelo motociclista, principalmente por estarmos no Brasil e o calor ser intenso.

Mesmo assim, vale a pena o “sacrifício” de passar um pouco de calor na mão! A luva é um equipamento de proteção importantíssimo, afinal de contas, o nosso reflexo faz com que nós usemos nossas mãos para proteger em uma eventual queda.

As luvas vão minimizar perfurações, ralados, amputações e afins na região das mãos, além de proporcionar uma maior aderência ao pilotar e evitar que uma pedra ou qualquer outra coisa que bata na sua mão durante a pilotagem machuque demais a sua mão.

As principais marcas que produzem luvas motociclísticas são:



Jaqueta


Usar uma jaqueta ao andar de moto é muito importante e as principais vantagens desse equipamento de proteção são:


  • Ajuda a lidar com mudanças climáticas: frio, chuva, vento e afins;

  • Ameniza boa parte do impacto em caso de queda;

  • Garante a proteção e permite que você não se rale na pista e sim deslize.


Geralmente as marcas que se dedicam a fazer jaquetas para motociclistas fazem todos os equipamentos de proteção como: luvas, capacetes, calças, macacões e afins, então, é até possível que você encontre lojas que já vendem o kit inteiro da mesma marca.

Dentre as marcas, existem diversos modelos de jaqueta e, obviamente, cada um oferece uma vantagem. Encontram-se tipos que proporcionam maior ventilação ou com camada dupla de proteção, com proteção redobradas em articulações e pontos como: coluna cervical, ombros e cotovelos.

Além desses pontos, geralmente as jaquetas vem equipadas com refletivos para que o motociclista seja visto com maior facilidade, fora o forro térmico e a impermeabilidade. Agora você só precisa encontrar a jaqueta ideal para você.



Calça


A calça jeans pode até dar uma impressão de segurança, mas não se engane, na hora H a calça jeans não vai segurar todo o impacto, o calor e atrito e sua pele vai sofrer escoriações graves.

Comprar uma calça especial e feita para ser um equipamento de proteção te garante diversas vantagens como:


  • Tecido resistente à abrasão;

  • Reforço no joelho, canelas e quadril;

  • Proteção embutida.


Algumas das marcas que fazem esse equipamento de proteção são a: X11, Texx, Racing Rabbit, HLX entre outras.

As novas tecnologias vão na linha de aprimorar o que já existe, como por exemplo, deixar o tecido mais leve e mais resistente, ao mesmo tempo sem perder a proteção e se possível sendo impermeável.

Botas


Além das botas oferecerem maior aderência, elas também protegem contra impactos evitando cortes, ralados, batidas, queimaduras, torções e afins. As botas são fundamentais quando o assunto é equipamento de proteção, afinal de contas, geralmente são os primeiros itens a entrarem em contato com o piso em uma queda.

As botas também oferecem maior estabilidade ao pilotar, principalmente na chuva e em alta velocidade ou com muito vento na pista.

Pode ter certeza que, em uma eventual queda, se você estiver com esses 5 equipamentos de proteção você vai ter bem menos problemas.





0 visualização

Endereço:

Loja 1: Av. Gisele Constantino, 1598 - Pq. Bela Vista - Votorantim - CEP 18110-650

Loja 2: Av. Cláudio Pinto Nascimento, 1368 - Parque Morumbi, Votorantim - CEP 18048-000

Atendimento:

E-mail: vendasweb@sapicomotos.com.br

Telefone: (15) 3243-2324

Whatsapp: (15) 99695-2324