SAPICO MOTOS | CONCESSIONÁRIA HARLEY-DAVIDSON NÃO AUTORIZADA

Dicas para viajar de moto
Dicas para viajar de moto

Viajar de moto é um sonho para a maioria dos motociclistas. Estrada, vento, velocidade e paisagens sensacionais, você e sua moto apenas. Isso pode ser mais real do que você pensa, não é tão difícil realizar esse sonho!

Obviamente existem viagens e viagens, uma coisa é ir apenas até o litoral ou o interior e outra é conhecer todos os países da América do Sul, mas calma, não desanime, é apenas uma questão de planejamento.

É necessário ter a moto em condições perfeitas, para isso, faça um checkup antes. Além disso, defina o local, veja quanto de dinheiro você tem disponível e comece os preparativos.

Preparando para viajar de moto

Preparando a viagem

Para a viagem ser perfeita e sem inconvenientes, um bom planejamento é vital! A última coisa que você quer é que a sua moto quebre ou que a paisagem não seja tudo isso. Já pensou se a estrada é toda esburacada quando o esperado era uma asfalto lisinho e macio como algodão?

Antes de tudo: pesquise sobre o destino. Rotas, paisagens, hospedagem e afins. Definido o local, é necessário se certificar de que a moto está 110% confiável e em perfeito estado. Não vá se a moto te levantar uma leve dúvida sobre as condições dela.

4 componentes que você nunca deve deixar de fazer a manutenção
Leia também: 4 Componentes que você NUNCA deve deixar de fazer manutenção

Não faça o seu próprio diagnóstico da moto, leve-a em um mecânico antes da viagem. É muito mais perigoso do que você pensa ficar parado na estrada onde você não conhece, evite essa experiência.

Antes de viajar de moto, pense na bagagem! Lembre-se, motos não permitem muitos itens no bagageiro. Além disso, certifique-se de que tudo está muito bem preso, caso a sua motocicleta não tenha as maletas laterais.

Cuidados com a moto antes de viajar

A manutenção da moto precisa estar em dia antes de fazer a viagem. Mesmo assim, é melhor prevenir do que remediar. Procure um mecânico de confiança e leve o veículo aos olhos de um especialista.

O melhor dos mundos é a moto estar com a manutenção em dia e você com todos os sentidos direcionados para sentir qualquer sinal negativo que a moto apresente como:

  • Instabilidade;
  • Barulhos;
  • Gasto em excesso de líquidos como combustível e água;
  • Trepidação no volante.

São vários problemas que podem te dar uma dor de cabeça enorme na viagem, portanto, fique sempre de olhos e ouvidos atentos quando a viagem estiver chegando perto, mesmo a moto tendo passado pelo mecânico e estando com a manutenção em dia. Lembre-se: a saúde vem em primeiro lugar e é melhor adiar um pouco a viagem e não ter problemas do que passar por apuros.

Moto na estrada

Planejamento da viagem

Não se engane, não é um fato simples planejar uma viagem de moto. É bem diferente de viajar de carro, avião ou navio. Além dos cuidados com a moto, são necessários cuidados muito mais específicos do que com outros meios de transporte.

Certifique-se sempre antes de viajar de:

  • Estudar a rota que será percorrida;
  • Mapear as paradas no caminho;
  • Ver as condições do clima;
  • Checar qualidade da estrada;
  • Ver índices de acidentes na rota;
  • Levar uma bateria extra para o celular caso a carga do seu não aguente até a primeira parada.

Esses pontos são fundamentais para você realizar o sonho de fazer uma viagem tranquila, logo, estude bem todos os fatores para não passar por problemas desnecessários.

Roupas e acessórios para moto

Viajar de moto não é a mesma coisa que ir até padaria. Não dá para ir de chinelo, sem uma jaqueta e os equipamentos necessários. Lembre-se sempre de que você vai ficar muito tempo sentado na mesma posição e dirigindo, por isso, é preciso estar bem equipado para ficar seguro e confortável.

Veja algumas dicas antes da viagem:

  • Vá com calçado reforçado e fechado (bota desenvolvida para motociclistas são a melhor opção);
  • Use uma calça com proteção no quadril e joelhos;
  • Vista a jaqueta apropriada para motociclistas, ela tem um tecido mais resistente e tem proteção reforçada na coluna, ombros e cotovelos;
  • Luvas reforçadas;
  • Capacete afivelado e com viseira sempre fechada.

Tomando esses cuidados você minimiza a chance de ser surpreendido no meio da viagem!

5 equipamentos indispensáveis para sua segurança em uma moto
Leia também: Os equipamentos indispensáveis para a segurança do motociclista.

Estilo de pilotagem

Por último, mas não menos importante, pilote com cautela e defensivamente. Não, isso não significa que você deve ir devagar, mas sim que deve respeitar a velocidade máxima da pista, principalmente se você estiver passando pela primeira vez por lá.

Além disso, lembre-se: viajar de moto é diferente de andar na cidade. É preciso manter os faróis acesos, não ultrapassar pela direita e, de preferência, ficar no meio da faixa. Fazer uma manobra arriscada ou ser imprudente pode levar a sua vida, portanto, pense bem antes de pilotar de qualquer jeito na estrada.

Fora tudo isso, manter uma velocidade constante ajuda a economizar combustível. Trocando em miúdos, se for possível não frear desnecessariamente e não acelerar a toa, além de dirigir com segurança você vai fazer muitos quilômetros com poucos litros de combustível. Agora que você já sabe todas as dicas da Sapico, é só preparar a viagem e ir!

Quer receber mais conteúdos brilhantes como esse de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

A Sapico Motos precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

 
Entre em contato
Podemos te ajudar?
Estamos online!
Olá, tudo bem?
Como podemos te ajudar?